segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO de Joaz Campos


PROPOSTA DE ENCENAÇÃO
Venho buscando, ao longo da minha carreira de vinte e dois anos, a simplicidade, não o simplório, mas sim a síntese, a essência das coisas. Comecei a pisar neste terreno artístico pela porta da música, iniciei como artista cantando em igreja, na época tinha cinco anos de idade, alguns anos se passaram até que fui convidado por um grande amigo a integrar um grupo amador que encenava sua primeira peça de teatro, ali descobri a comunicação do teatro, ali me encontrei e parei de achar que era um estranho (o teatro tem o poder do diálogo), e me reconhecer com o poder para transformar e ser transformado (o teatro tem o poder da transformação).
Ao longo do tempo, fui percebendo que para atingir o público não era necessário montar no palco traquitanas e criar efeitos miraculosos, mas sim presentear o público com a poesia, o lúdico, o singelo.
Com este espetáculo encontramos pérolas que estavam quase perdidas, damos valor ao simples ato de falar e ser ouvido, ficávamos emocionados ao encontrar sentido nas coisas, nos sentimos instigados quando descobrimos que uma gota d’água caindo em uma bacia, poderia significar um rio, que um pedaço de conduíte de construção manipulado, poderia simbolizar o vento.
No espetáculo uma lona estendida no chão, demarca o espaço por onde circulam nossos personagens contadores, em um tapete menor ao fundo estão nossos instrumentos, que constroem atmosferas que oscilam do suspense, romance até o riso.
Não ocultamos nada, tudo é construído as vistas da platéia, nosso objetivo é brincar como criança e trazer o público para o lado de cá, brincando juntos e fingindo ser o que se quer ser.
Joaz Campos

2 comentários:

  1. E com toda a certeza você faz seu "papel" de professor teatral muito bem... fico feliz de ter tido a honra =]

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Tamara!!!!obrigado, você é uma pessoa que admiro muito,pela competência e valor de ser humano...
    grande beijo e muita saudade....

    ResponderExcluir